A Câmara Municipal de Sintra tem a decorrer os trabalhos da construção do novo Hospital de Sintra, um investimento superior a 45 milhões de euros.
A construção do novo hospital, que teve início durante o mês de agosto de 2021, irá servir 400 mil utentes e está localizado no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Nos meses de novembro e dezembro de 2022 foram desenvolvidos os seguintes trabalhos:
- aplicação de latejas térmicas nas coberturas;
- instalação de tubagem PPR para circuito hidráulico AVAC;
- revestimento de fachadas a lã mineral no edifício principal;
- execução de divisórias em pladur;
- trabalhos de colocação de isolamento no interior das divisórias;
- trabalhos de betonagem de muros exteriores;
- execução de betonilhas no edifício principal;
- execução de caminhos de cabos;
- execução de armaduras na chaminé, 2ª fase;
- betonagem de laje de cobertura do edifício técnico;
- aplicação de tela asfáltica nas coberturas do edifício principal;
- execução de rebocos nas fachadas nos pátios;
- execução de armaduras de sapatas em muros exteriores;
- trabalhos de escavação geral;
- passagem de cabos elétricos;
- execução de revestimentos na fachada sul.
Além dos trabalhos descritos, no que diz respeito ao controlo de qualidade de execução, a fiscalização procedeu ao acompanhamento no terreno de todos os trabalhos, verificando a sua conformidade com o projeto e as boas regras de execução. A equipa de fiscalização procedeu também à análise e interpretação dos ensaios de resistência do betão, ensaios de tração ao aço, ensaios de compactação de solos, assim como à validação e receção de materiais e equipamentos em obra.
Recorde-se que a autarquia aprovou os trabalhos complementares da empreitada da construção do novo Hospital de Sintra no valor de 2 milhões e 166 mil euros.
O encargo destes trabalhos complementares de circunstâncias não previstas encontra-se previsto no orçamento de 2023 e são relativos a especialidades de estruturas e arquitetura, águas, esgotos e gases medicinais, trabalhos de escavação, desmonte de rocha dos edifícios e custo do estaleiro, com novos preços, de acordo com os valores de mercado.
O novo hospital será composto por serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.