Novo Hospital de Sintra com obras a decorrer a bom ritmo

A Câmara Municipal de Sintra leva a cabo os trabalhos da construção do novo Hospital de Sintra, num investimento superior a 45 milhões de euros.

A construção do novo hospital, que teve início durante o mês de agosto de 2021, irá servir 400 mil utentes e está localizado no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Relativamente ao mês de janeiro de 2023, foram desenvolvidos os seguintes trabalhos:
• montagem de revestimento em Betão reforçado com fibra de vidro na fachada sul;
• execução de divisórias;
• execução de armaduras em muros exteriores;
• ensaios de estanquidade em coberturas;
• execução de emboço na fachada poente;
• montagem de infraestruturas;
• execução de caminhos de cabos;
• revestimento de fachadas;
• impermeabilização de coberturas.

Além dos trabalhos descritos, no que diz respeito ao controlo de qualidade de execução, a fiscalização procedeu ao acompanhamento no terreno de todos os trabalhos, verificando a sua conformidade com o projeto e as boas regras de execução. A equipa de fiscalização procedeu também à análise e interpretação dos ensaios de resistência do betão, ensaios de tração ao aço, ensaios de compactação de solos, assim como à validação e receção de materiais e equipamentos em obra.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra aprovou recentemente os trabalhos complementares da empreitada da construção do Novo Hospital de Sintra no valor de 2 milhões e 166 mil euros.

Este Hospital contará com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.