A Câmara Municipal de Sintra tem a decorrer os trabalhos da construção do novo Hospital de Sintra, um investimento superior a 45 milhões de euros.
A construção do novo hospital, que teve início durante o mês de agosto de 2021, irá servir 400 mil utentes e está localizado no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Até final de outubro de 2022 foram desenvolvidos os seguintes trabalhos:
- Trabalhos de aplicação de tela asfáltica nas coberturas;
- Execução de redes residuais interiores;
- Passagem de cabos de energia e de segurança;
- Início da execução de ligações/derivações de circuitos;
- Escavação para a fundação de sapatas e muros;
- Execução de divisórias em pladur;
- Execução de redes de água potável e incêndio;
- Trabalhos de betonagem em lajes;
- Projeção de isolamento em condutas;
- Realização de reuniões e acompanhamento de obra nas áreas da segurança, qualidade, ambiente e planeamento.
Além dos trabalhos descritos, no que diz respeito ao controlo de qualidade de execução, a fiscalização realizou o acompanhamento no terreno dos mesmos, verificando a sua conformidade com o projeto e as boas regras de execução. A equipa de fiscalização procedeu também à análise e interpretação dos ensaios de resistência do betão, ensaios de tração ao aço, ensaios de compactação de solos, assim como à validação e receção de materiais e equipamentos em obra.
O novo hospital será composto por serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora/Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.