Obras do Centro de Saúde de Agualva em fase de acabamento

O novo Centro de Saúde de Agualva, cujas obras estão em conclusão, vai abranger cerca de 30 mil e 400 utentes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e tem abertura prevista para abril.

A nova unidade de saúde familiar encontra-se junto ao mercado de Agualva e é composta por duas unidades de saúde independentes e três pisos.

“Os munícipes têm de ter acesso a cuidados de saúde com qualidade e é nesse sentido que temos trabalhado, e vamos poder assim inaugurar este magnifico centro de saúde”, referiu o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta.

A Unidade de Saúde Familiar (USF 1) disponibilizará um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injectáveis, uma zona de apoio comum, sala de espera e receção.

A Unidade de Saúde Familiar (USF 2) será composta por uma entrada/ receção e sala de espera, zonas de apoio administrativo e de prestação de cuidados de saúde, igualmente um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injectáveis, oito gabinetes de consultas médicas e uma sala de reuniões e outra para o pessoal com cafetaria.

A construção do centro de saúde no valor 1 milhão e 100 mil euros é financiada em 30% pela autarquia de Sintra, que também cede o terreno.

A autarquia desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz (já em funcionamento), Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, e a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra, no valor de 29,617 milhões de euros.

Ver mais informação sobre o projeto co-financiado do Centro de Saúde de Agualva AQUI.

Image
Image