Belas vai ter novo centro de saúde

A Câmara Municipal de Sintra assinou, esta terça-feira, o auto de consignação para a construção da Unidade de Saúde Familiar de Belas, no valor de 1 milhão e 88 mil euros.

Com prazo de execução de 1 ano e 2 meses, este novo Centro de Saúde terá lugar na antiga escola primária de Belas, um local com história para a freguesia, inaugurado em 1894, e que será agora totalmente reabilitado e ampliado.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, frisou que “a saúde é desde o primeiro dia a nossa prioridade e prova disso é o que se tem vindo a construir no concelho. Este é o sexto centro de saúde e não pretendemos parar por aqui”, recordando que o investimento neste setor é “fundamental para a qualidade de vida e satisfação de todos os que vivem e trabalham em Sintra”.

Presente nesta cerimónia esteve também o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, que classificou como “virtuosa” a “colaboração” entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal de Sintra.

Esta empreitada resulta da necessidade de colmatar a carência de cuidados de saúde primários nesta freguesia, abrangendo uma área total de intervenção de 2.108 m² e com uma área bruta de construção para o Piso 0 de 332,70 m² e para o Piso 1 de 556,75 m².

Depois de Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo, este é o sexto centro de saúde no concelho construído pela autarquia de Sintra, num investimento total superior a 8 milhões de euros e que abrangem mais de 150 mil pessoas.

Recorde-se que o Município de Sintra aprovou recentemente a adjudicação da empreitada de ampliação da Unidade de Saúde de Colares, num investimento por parte da autarquia de 194 mil euros.

 

Image
Image