Inaugurado o maior Centro de Saúde do país em Sintra

Foi inaugurado este domingo, dia 25 de abril, o maior Centro de Saúde do país, em Algueirão-Mem Martins, que vai servir uma população de cerca de 62 mil habitantes, representando um investimento na ordem dos 4 milhões de euros.

A inauguração contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Para o presidente da autarquia “não há melhor maneira de celebrar Abril do que com esta inauguração. Pelo serviço que presta às populações, e pelo método com que foi conseguido. Através de um diálogo institucional entre o poder local e o Governo, o Ministério da Saúde e fundamentalmente com a ARS e o ACES de Sintra”.

“Politicamente é a realização de Abril, porque Abril não foi só a liberdade e a democratização, foi a liberdade com direitos sociais. Hoje estamos aqui a atingir um direito social que é o direito à saúde, porque sem acesso à saúde, toda a democracia fica fragilizada”, frisou o autarca.

Já António Costa afirmou "a particular satisfação em celebrar o 25 de Abril com a inauguração do maior Centro de Saúde do país. Foi o 25 de Abril que permitiu ter o Serviço Nacional de Saúde público, universal, gratuito e acessível a todas e a todos, independentemente de onde vivam ou qual seja a sua situação económica”.

A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que “estar aqui hoje a inaugurar este centro de saúde é uma forma de homenagear os profissionais de saúde que todos os dias vestem as suas batas e trabalham no Serviço Nacional de Saúde”. A ministra terminou com “agradecimento àqueles que fizeram o 25 de Abril e que lutaram para que aqueles que chegam aos cuidados de saúde não tenham de fazer prova de capacidade financeira para avançar”.

O edifício de dois pisos, localizado na antiga fábrica da Messa, irá distribuir-se por quatro unidades de saúde compostas por 32 gabinetes de consulta médica e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento, cuja entrada principal far-se-á pela Rua das Eiras. O Centro de Saúde será apoiado por um parque de estacionamento com capacidade para 165 lugares e 10 lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

De salientar que a Câmara Municipal de Sintra desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Sintra e Almargem do Bispo, que já estão em funcionamento, Algueirão-Mem Martins, e a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra.

A construção deste Centro de Saúde está incluída no Programa Portugal 2020, que financia a intervenção em 50%.

Image
Image