Lançado concurso para empreitada do novo Hospital de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra publicou esta segunda-feira, dia 12 de abril, a abertura de um novo concurso internacional para a construção do novo Hospital de Sintra, num investimento de 50 milhões de euros.

Depois de publicação em Diário da República, as empresas de construção têm 30 dias para concorrer a esta obra, paga pela Câmara Municipal de Sintra, enquanto o Estado assume a aquisição e a instalação do equipamento, orçamentadas em 22 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinha que “a necessidade de aumentar o valor em 10 milhões de euros se justifica pelo aumento dos preços do mercado, nomeadamente das matérias-primas", adiantando ainda que a adjudicação e o início da construção estão previstos para o mês de julho.

O novo concurso é lançado depois de no processo anterior, no valor de 40 milhões, não ter aparecido qualquer proposta que cumprisse o valor estipulado.

O futuro Hospital de Sintra destina-se a servir 400 mil utentes e localiza-se no bairro da Cavaleira, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Para Basílio Horta “não era possível continuar a viver assim e foi necessário garantir os meios financeiros, sendo que é primeira vez no país que uma câmara municipal entrega ao Estado, ao Ministério da Saúde, um hospital feito chave na mão".

O novo hospital será composto por serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora/Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, Unidade de Esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

Veja o documento AQUI